Por Mariana Desimone*
O mercado condominial é um fenômeno e segue crescendo sem parar.
Não é um mero achismo de quem escreve. Mesmo com o aumento da taxa Selic, o mercado de construção e incorporação vai seguir entregando novos empreendimentos de norte a sul do país.
Todo o segmento condominial ganha: dos síndicos profissionais às administradoras, passando pelas terceirizadas e todo o ecossistema condominial seguem com as rodas girando não apenas com os clientes antigos e também de olho nos empreendimentos que acabaram de ser entregues.
Ao mesmo tempo, há cada vez mais empresas prestando serviços para o mercado, e cada vez mais síndicos profissionais atuando. Como se preparar para as tendências não apenas deste, mas dos próximos anos?
Desafios do mercado condominial para 2025
Aumento dos preços/custos
Como já foi citado, há uma tendência de aumento de juros e custos, o que deve impactar nos preços oferecidos para os clientes. Muitos condomínios ainda apostam nas propostas com custos mais baixos, sem se atentar à qualidade do serviço oferecido ou do produto em questão
Segurança e tecnologia
A tecnologia e a segurança são ativos cada vez mais procurados no mercado, com foco no condominial.
As comunidades querem se sentir seguras, mas com o mínimo de incômodo – o que, se sabe, pode ser um problema real.
Para isso, a tecnologia entra em campo para oferecer uma camada extra de proteção com menos incômodo. Vale dizer que este item se relaciona com o acima: segurança e tecnologia andam junto e quanto mais forte for a camada de proteção tecnológica, mais cara deve ser a solução.
Em um momento em que o preço pesa cada vez mais na escolha dos serviços e produtos, é essencial que os mesmos contem com um diferencial que salte aos olhos, para justificar a diferença de investimento feita pelos empreendimentos.
Oportunidades do mercado condominial para 2025:
Sustentabilidade e eficiência energética
O “peso” das contas de concessionária de água e energia dos condomínios está cada vez maior.
A tendência de apostar em iniciativas mais verdes para os condomínios, também. Por isso, é um diferencial interessante oferecer esse tipo de medida para os empreendimentos.
Veja como o aumento expressivo da fatura mensal de energia impactou diretamente os condomínios nos últimos dois ou três anos, chegando até à cobrança da bandeira dois vermelha, a tarifa mais elevada – resultado de poucas chuvas no período adequado para encher os reservatórios das usinas hidrelétricas.
Ao invés de apenas pagar a tarifa mais cara, muitos empreendimentos tem apostado em placas de energia fotovoltaica. Em comparação com o cenário de dez anos atrás, quando era necessário para os condomínios fazer um rateio extra para a compra e colocação das placas, hoje o valor é muito mais acessível e pede um investimento inicial baixo.
A diferença na conta de luz é o que financia o valor das placas, que podem ter uma vida útil de mais de dez anos.
Em cidades onde a incidência solar é alta, os empreendimentos podem inclusive vender o seu excedente para a concessionária, gerando muita economia.
Além das placas há diversas oportunidades para os condomínios que desejam se tornar mais sustentáveis, sendo não apenas mais ecologicamente corretos, mas também economizando.
Apostar em coleta seletiva, por exemplo, ajuda muito a diminuir o volume de lixo orgânico, principalmente em empreendimentos nos grandes centros urbanos, onde grandes geradores de dejetos são cobrados, pelo município, a cuidar da própria coleta.
Contar com uma empresa parceira para isso pode ser aquela diferença em se tratando de sustentabilidade.
Serviços personalizados e compartilhados
Pode parecer contraditório, mas não é, necessariamente, que tanto serviços personalizados como compartilhados estejam crescendo e sejam cada vez mais ofertados em condomínios.
Carros elétricos para aluguel em grandes condomínios são uma tendência cada vez mais presente – assim como a necessidade de instalação de tomadas para o seu carregamento.
Da mesma forma, serviços como entregas customizadas, que fujam dos apps ‘comuns’, também tem sido bem recebidos em condomínios de alto padrão. Do pão francês na porta todo dia a um bolo de aniversário de última hora, tudo isso pode ser integrado aos serviços oferecidos no empreendimento por empresas parceiras.
Como se pode ver, os desafios são enormes, assim como as possibilidades de seguir crescendo e vendendo cada vez mais para o mercado condominial. Vamos olhar juntos para as oportunidades?
Mariana Desimone é jornalista especializada em mercado condominial, área que cobre desde 2007, já tendo passado por diversos veículos de comunicação do setor e da grande mídia. Hoje, é editora-chefe da Universidade Condominial