Por Wendy Tavares*
Muito se tem falado sobre condomínios de luxo e de alto padrão. Este tema tem atirado a atenção de muitos profissionais do mercado condominial, que hesitam entre dois caminhos:
1) Se classificar como generalistas, aqueles que atendem todos os tipos de condomínio: dos privativos familiares aos condomínios clubes, condomínios mistos (com unidades residenciais, comerciais, de locação temporária e fachada ativa), chegando aos condomínios de luxo;
2) Se especializar no nicho de alto luxo e alto padrão, para facilitar a régua de comunicação e conquistar a assimilação do público alvo (afinal, no mercado de luxo não se prospecta, se posiciona estrategicamente).
Verdade seja dita, estamos falando de um mercado sedutor, que paga melhor, que trata melhor e
que nos eleva dentro da carreira condominial.
Quando digo que paga melhor e que trata melhor, digo, pois esse tipo de cliente sabe quanto custa o seu patrimônio sendo bem cuidado, mas principalmente, também sabe quanto custa o seu patrimônio desvalorizado por má gestão. Nestes casos, o cliente sabe muito mais do que se imagina. Não estamos lidando com amadores e nem com pessoas que estão adquirindo o seu primeiro imóvel. Eles sāo experts no mercado imobiliário, e você tem a missão de garantir que o investimento dele seja concretizado.
Mas não posso ser negligente, e deixar de dizer que é um mercado que exige mais e que não admite falhas.
Trabalhar no mercado de luxo é saber que o seu cliente sabe que te paga mais, pois você se comprometeu a entregar o seu melhor, e o seu melhor é no MÍNIMO, o que ele sabe que merece (e vai de cobrar por isso).
Então, quando digo que se especializar no nicho é o caminho, preciso deixar claro que não vai ser unicamente na sala de aula, que você vai aprender todas as nuances do luxo no mercado condominial, e sim na prática, na vivência, no sentir, no ouvir, no observar. O mercado de luxo possui alguns códigos, e a discrição não é um desses códigos, a discrição é a chave de acesso para este portal mágico. (Acredite, eu sofro muito com isso, pois minha vida nas redes sociais é extremamente agitada e é um desafio enorme para mim. Mas com excessão do comprometimento e caráter, tudo se aprende.)
Voltando ao que nos interessa, existe uma grande diferença entre condomínio de luxo, e condomínio de alto padrão:
- Todo condomínio de luxo é de alto padrão;
- Nem todo condomínio de alto padrão é de luxo.
Sem apelarmos para o lado emocional e conceitual da tradução da palavra luxo, dentro do mercado condominial, luxo traz o significado de Marca de luxo, de assinatura renomada, de padrões de qualidade percebidos pelos consumidores da marca em questão, contendo beleza e funcionalidades criativas,facilidades exclusivas, conforto elevado, experiência sensoriais e memoráveis. Como exemplo a Senna Tower, os condomínios com assinatura Porsche, Armani, Daslu, Pininfarina e Figueira Rubayat.
Aqui temos a certeza de que nenhuma dessas marcas assinaria um projeto sem produtos de qualidade, em suas edificações, afinal, são marcas que trabalham muito bem o senso de pertencimento e o legado. Por isso, todo condomínio de luxo é de alto padrão.
Já os condomínios unicamente de classificados como “alto padrão”, até podem ser assinados, mas por arquitetos renomados. Para ser classificado como condomínio de alto padrão, é necessário que a qualidade, a exclusividade do projeto e o padrão de valores agregadospercebidos sejam superiores.
Estamos falando de mobílias de alta qualidade, áreas de uso comum com paisagismo de nível superior, inclusive, podendo conter verdadeiras obras de arte. Em relação ao time de trabalho, devem ser cuidadosamente direcionados a estes tipos de condomínios, profissionais com experiência, engajamento, amor ao servir, e acima de tudo, discrição.
Segurança que faz amizade com a babá das crianças, gerente predial que vira porta voz da famosa rádio peão, estão inaptos para este desafio.
E tudo isso e mais um pouco é orquestrado pelo maestro chamado SÍNDICO! Ele é quem demonstra acessibilidade e pleno entendimento aos desejos dos moradores (ou proprietários, que são quase turistas de seus apartamentos). Uma vez alinhadas as expectativas com os proprietários, é hora de orquestrar esta grande ópera, onde cada um terá um papel delicado que ressoará como melodia, dentro de um espetáculo em que ninguém aplaude no final. Mas nos pagam e nos indicam para o cliente seguinte.
Essa parte, eu vou deixar para a próxima coluna, e desde já, quero lhe agradecer por embarcar comigo nesta jornada luxuosa!
Até mais!
*Executiva com mais de 10 anos de experiência em Vendas, Relacionamento e Marketing Estratégico, atuando em mercados exigentes no Brasil e na Suíça. CEO e fundadora do Clube W Condo, lidera iniciativas de networking exclusivo e expansão de comunidades de empreendedoras. Durante 11 anos, foi Head de Vendas da RS Serviços, conduzindo a transformação digital da marca e tornando-a referência em engajamentoCertificada pela ESPM em marketing de influência no mercado de luxo.