Moradores ajuízam ação para expulsar fazendeiro preso por perseguir vizinhos em condomínio em SP

briga por taxa de condomínino

Alípio João Júnior, de 58 anos, está preso preventivamente no CDP de Ribeirão Preto. Moradores querem garantir que ele não volte a morar no prédio, caso seja beneficiado por habeas corpus.
Por Murilo Badessa, EPTV

Moradores de um condomínio em Ribeirão Preto (SP) ingressaram na quarta-feira (23) com uma ação na Justiça para pedir a expulsão do fazendeiro Alípio João Júnior, de 58 anos, do prédio em que ele morava.

Preso preventivamente no Centro de Detenção Provisória (CDP) da cidade, Alípio é investigado pelo Ministério Público por uma série de crimes e condutas, entre eles casos de perturbação do sossego, ameaças, injúria racial, perseguição e coação no condomínio.

De acordo com o advogado dos condôminos, Hamilton Paulino Pereira Júnior, a ação, que tramita na área cível, tem um pedido de liminar com o objetivo de garantir que o fazendeiro não retorne ao prédio caso consiga o benefício da liberdade provisória.

“A justificativa é em virtude da conduta dele, que é uma conduta totalmente antissocial, não dá pra ele conviver em sociedade, naquele local. Então, com receio de que ele possa ser agraciado com um habeas corpus em instância superior, a gente impetrou um pedido para expulsão dele”, disse.
A defesa de Alípio informou que entrou com um pedido para ele ser transferido do CDP para uma clínica psiquiátrica. O fazendeiro ainda deve passar por um exame de insanidade mental por determinação da Justiça.

Tiros em shopping, ameaças a vizinhos, violência doméstica

Em junho, o fazendeiro chegou a ser preso por atirar em um prestador de serviços de um shopping com uma arma de pressão depois que perdeu o ticket do estacionamento e a cancela não liberou a saída dele do local. O homem precisou ser socorrido por conta dos ferimentos, mas não correu risco de morte.

Depois disso, ele passou a ser investigado pela Polícia Civil e pelo Ministério Público devido a intimidações e ameaças a vizinhos do prédio em que vivia. Eles procuraram a polícia para registrar boletim de ocorrência, alegando que os problemas com Alípio se intensificaram, inclusive com explosões de bombas e ameaças de morte.

Segundo o promotor de Justiça Paulo José Freire Teotônio, que acompanha o caso, o fazendeiro não poderia estar vivendo em sociedade devido às constantes intimidações e ameaças a vizinhos. Além disso, o fazendeiro já foi investigado por casos de maus-tratos a animais, estupro e cárcere privado de uma ex-namorada.

“É a maneira de ser dele, desde 2018 ele vem causando transtorno lá [no condomínio], ele é uma pessoa agressiva”, argumenta o advogado dos condôminos.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2025/07/24/moradores-ajuizam-acao-para-expulsar-fazendeiro-preso-por-perseguir-vizinhos-em-condominio-em-sp.ghtml

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados