E dos que fazem a íntima too much, também…
Por Otavio Lourenço
Por que não tem ninguém falando sobre isso?
Ninguém pra dar um toque nos vendedores de plantão que são 8 ou 80?
Não dá pra ser 8 ou 80 em tudo nessa vida, gente. Precisamos de equilíbrio, precisamos de coerência, precisamos de vendedores que saibam ler seu interlocutor.
Sim, porque vendedor é vendedor em qualquer lugar, com qualquer pessoa, tá? Não sei se já te contaram isso também. Não apenas quando está uniformizado na frente de uma reunião ou assembleia (no caso da prospecção de sindicatura).
Você precisa saber que há pessoas, sim, com quem dá pra fazer a íntima e chamar pelo óbvio apelido (Fernanda: Fê. Júlia: Ju. Otávio: Tavinho – rsrs). Mas há pessoas que, se você fizer isso, perderá 17.000 pontos importantes e muita força no seu discurso, na sua persuasão e até na credibilidade da sua empresa, da sua marca.
Não tente aplicar a mesma ‘técnica’ para todos. Leia primeiro. Sinta primeiro.
Outra coisa que já deu o que tinha que dar: a avalanche de assédios de fornecedores querendo fazer “parceria” com síndico.
Síndico já atende ligações demais, mensagens demais, sofre com poluição audiovisual demais. As empresas que querem ser bem recebidas não podem ser mais um gatilho nisso.
Semana passada, uma mesma pessoa me enviou mensagem literalmente TODOS os dias, no MESMO horário.
Colocou despertador pra me perturbar?
Dia desses, um beltrano me ligou todos os dias (tentou me ligar, né. Eu não atendi). Fiquei com medo de ser pedido em namoro, caso atendesse. Tamanha insistência chata.
As poucas empresas que me leem assertivamente e têm uma abordagem certeira ganham muito território e se estabelecem no meu coração.
Mas as que são over, que não sabem ouvir um não, ou que entenderam errado o conceito de persistência… dificilmente conseguiremos fazer bons negócios juntos. Porque não haverá sinergia. E sinergia é tão importante pra qualquer coisa quanto o oxigênio que a gente respira.
E sabe o que mais? Timing.
Vamos pensar sobre o tempo das coisas também?
Pra mim, ser persistente é muito mais sobre entender os momentos ideais pra cada tipo de ação do que sair por aí entupindo alguém de contatos e pedidos.
Entenda: suas técnicas aprendidas na faculdade ou na G4 Educação de nada servirão se você não for sensível o suficiente pra estudar O SEU CLIENTE e se adaptar a ele. Leia o ambiente.
Nossa insistência como vendedores não pode chatear nosso potencial cliente.
Se fizermos isso, seremos potenciais… cancelados.
E cliente que silencia, não volta mais.
Otávio Lourenço é Formado em Administração de Empresas e Pós em Liderança e Gestão de Pessoas, é especialista em Relacionamento e Comunicação, atuando há 13 anos como síndico profissional – implantou mais de 500 condomínios neste período. Trabalha, atualmente, na empresa Advanced Síndicos.