Projeto garante direito a instalação de recarga para carros elétricos em condomínios

carro elétrico projeto de lei

Texto em análise na Câmara permite instalação de infraestrutura de recarga em garagens privativas, desde que respeitadas normas técnicas e do condomínio

O Projeto de Lei 158/25, em análise na Câmara dos Deputados, assegura a condôminos o direito de instalar infraestrutura de recarga para carros elétricos em sua garagem, desde que respeitem normas técnicas, de segurança e a convenção do condomínio. A proposta é dos deputados do Novo de São Paulo Adriana Ventura e Ricardo Salles.

Os parlamentares destacam que, apesar do crescimento no uso de veículos elétricos no Brasil, incluídos os híbridos plug-in, a falta de infraestrutura de recarga, principalmente em condomínios, ainda é um obstáculo para a adoção mais ampla da tecnologia.

Diretrizes

O texto (veja na íntegra em .pdf) estabelece que o condômino será responsável pelos custos e pela conformidade técnica da instalação, incluindo a necessidade de um responsável técnico e dispositivos de segurança contra sobrecorrentes, surtos elétricos, choques elétricos e outros riscos previstos na Lei do Condomínio (n° 4.591/1964).

Além disso, a proposta protege as áreas comuns dos condomínios, com o objetivo de minimizar impactos visuais e funcionais causados pela infraestrutura elétrica. A instalação de infraestrutura coletiva para recarga dependerá de aprovação em assembleia.

Projeto permite que consumidor que gera a própria energia doe excedente para entidade social

Justificativa

Os autores do projeto justificam que a medida visa garantir o direito de condôminos instalarem pontos de recarga para veículos elétricos em suas garagens privativas, de modo a impedir restrições sem justificativa ou proibição específica na Convenção do Condomínio, que dificultam a adoção de veículos elétricos.

A proposta também reforça a mobilidade sustentável e o uso da matriz elétrica renovável do Brasil, contribuindo para a redução de emissões poluentes. A medida, de acordo com os parlamentares, busca equilibrar o direito individual com a segurança coletiva em ambientes condominiais.

Próximos passos

A medida altera a Lei do Condomínio e será analisada em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Com informações da Agência Câmara de Notícias.

Fonte: https://eixos.com.br/politica/congresso/projeto-garante-direito-a-instalacao-de-ponto-de-recarga-para-carros-eletricos-em-condominios/

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro de tudo que é importante sobre o mercado condominial!