Nova legislação facilita a instalação de pontos de recarga em prédios residenciais e comerciais e impulsiona a mobilidade elétrica no Brasil
Os carros híbridos e 100% elétricos ganham cada vez mais espaço no Brasil e já provocam mudanças no setor de mobilidade. Em São Paulo, a frota desse tipo de veículo saltou de pouco mais de 4 mil em 2019 para mais de 59 mil em 2025, segundo dados do Detran-SP.
Apesar do avanço, a ausência de pontos de recarga em condomínios ainda era um dos principais entraves para os motoristas. Esse cenário começou a mudar com a Lei nº 425/2025, aprovada em dezembro, que assegura o direito à instalação de carregadores em garagens de prédios residenciais e comerciais em todo o estado.
A nova regra evita impasses internos e impede que síndicos ou administradoras barrem a instalação sem justificativa técnica ou de segurança. Caso haja negativa injustificada, o morador pode recorrer aos órgãos competentes. Para garantir segurança, as instalações devem seguir normas da ABNT, exigências das concessionárias de energia e ser realizadas por profissionais habilitados, com registro técnico.
Outros estados também avançam no tema. Em Alagoas, um projeto semelhante já foi aprovado, reforçando a tendência de incentivo à mobilidade sustentável, valorização imobiliária e redução da emissão de poluentes. A expectativa é que iniciativas como essas se espalhem pelo país nos próximos anos.
Fonte: https://vozdabahia.com.br/lei-garante-carregador-para-carros-eletricos-em-condominios


