Época fomenta o comércio eletrônico e deixa muitos consumidores contando os dias para receber suas encomendas na porta de casa
Gosta de promoções? Então com certeza você já sabe que a Black Friday está chegando. Uma das datas mais esperadas pelos brasileiros que planejam suas compras, o período também fomenta o comércio eletrônico e deixa muitos consumidores contando os dias para receber suas encomendas na porta de casa.
Se você passa muito tempo fora, mora em condomínios ou outras pessoas precisam receber suas entregas, sabe bem que a praticidade associada à modalidade de compra também exige logística. Nesse caso, a organização é uma via de mão dupla – principalmente em residenciais. Com entregas a todo vapor, os condomínios também se preocupam com o aumento expressivo de ‘recebidos’ que chegam às portarias.
Segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), a Black Friday deste ano deve movimentar R$13,3 bilhões apenas com vendas online. O valor representa um aumento de 14,74% em relação a 2024. Assim, síndicos e porteiros, por exemplo, já se preparam para manter uma gestão ágil entre novembro e dezembro.
Reforço de colaborador
Rodrigo Borges é síndico profissional e explica que, a partir do mês de novembro, os responsáveis costumam solicitar um colaborador a mais para ficar à disposição. Assim, cria-se uma organização junto aos colaboradores para agilizar a retirada de encomendas no local.
“Começou agora com a Black Friday. Várias pessoas fazendo muitos pedidos, tem dia que a portaria recebe entre encomendas e cartas registradas em torno de 150 até 200 volumes. A gente tem criado a organização ali junto com os colaboradores de ter mais um para poder ajudá-los e rapidamente encaminhar para o morador retirar na portaria”, relata.
Portaria 24h
Em alguns condomínios, não existem datas ou períodos específicos para a retirada de encomendas. “Assim que chega, a gente já avisa o morador em torno de 48 horas, no máximo 72 horas. O morador já retira essa encomenda ali na portaria e a entrega ocorre 24 horas”, destaca.


