Moradores de condomínio se assustam ao receberem contas de água de até R$190 mil no litoral de SP

conta de água em condomínio

Moradores do condomínio Enseada das Orquídeas, em Santos, no litoral de São Paulo, estão preocupados com as cobranças indevidas. Sabesp diz que o erro foi do fornecedor de medição individualizada contratado pelo edifício.

Moradores do condomínio Enseada das Orquídeas, em Santos, no litoral de São Paulo, têm enfrentado um problema recorrente e preocupante: cobranças abusivas nas contas d’água e esgoto. Em um dos casos mais extremos, um dos moradores recebeu uma fatura no valor de R$ 190.979,79 — montante que foi posteriormente corrigido.

O propagandista médico, de 58 anos, Wagner da Silva, que utiliza o apartamento apenas como residência de veraneio, relata que sua rotina de consumo sempre foi baixa. “O meu consumo, normalmente, era de 9 metros cúbicos por mês. Sempre paguei o mínimo, cerca de R$ 76”, contou.

No entanto, em abril deste ano, ele recebeu uma cobrança de mais de R$ 1.000 referente a um consumo de 71 metros cúbicos — número incompatível com o uso esporádico do imóvel, que fica vazio durante a semana.

A situação levou Wagner a questionar outros moradores em um grupo de WhatsApp do condomínio. A resposta o surpreendeu: ele não era o único. “Várias pessoas se apresentaram dizendo que também haviam recebido contas absurdas. Foi aí que eu soube do histórico de problemas com a empresa Laager, que foi contratada para fazer a gestão das contas”, disse ele.

Segundo o morador, a Laager, empresa contratada para individualizar e fazer a leitura dos hidrômetros, é credenciada pela Sabesp através de um programa. Ela é responsável por calcular e repassar os consumos individuais para a Sabesp, que então emite as contas. Porém, segundo Wagner, quando erros ocorrem, começa um verdadeiro “jogo de empurra”

“A Laager se isenta, diz que é vazamento. A Sabesp também se exime, diz que apenas emite as contas. No meu caso, não tem como ser vazamento, porque o registro geral fica fechado quando não estou lá. Eu só abro quando vou usar o apartamento”, afirmou.

O problema chegou ao ápice em maio, quando Wagner recebeu a conta de quase R$ 191 mil. Com um inquilino recém-instalado no imóvel, ele temeu que o não pagamento levasse ao corte de água, o que prejudicaria seu contrato de locação.

Sem saída, ele buscou ajuda com o síndico, que conseguiu interceder por meio de um contato interno na Sabesp. A fatura, então, foi corrigida para R$ 156, valor condizente com o consumo real do período. Apesar do alívio, Wagner lamenta a falta de transparência e suporte.

“Cria-se um ambiente de insegurança. E o pior: cada morador tem que correr atrás sozinho. Nem o síndico consegue acesso às informações por causa da lei de proteção de dados.”

Wagner afirma que um grupo de cerca de 40 moradores se organizou e já entrou com ação judicial contra a Laager. A maioria relata cobranças incoerentes e falta de resposta por parte da empresa. “Essas aberrações, como a minha conta de R$ 191 mil, não têm justificativa. É inadmissível”, afirma Wagner.

Em nota, a Sabesp disse que as faturas do condomínio, localizado no bairro José Menino, estão em análise para ajuste, em razão do erro do fornecedor de medição individualizada contratado pelo edifício. A Companhia enviará as novas faturas aos clientes.

O que diz a Laager

Em nota, a Laager afirmou ser a empresa contratada para manter o sistema de leituras individualizadas em pleno funcionamento, sendo também a responsável pelo envio das leituras das unidades à Sabesp.

“Em relação à unidade 94-B, que recebeu uma cobrança elevada por parte da Sabesp, esclarecemos que o consumo foi apurado conforme a relojoaria do medidor”.

A Laager acrescentou que, na fatura emitida, a Sabesp considerou “um consumo de 16 m³, quando na verdade o consumo apurado foi de 10 m³, resultando em uma cobrança indevida no valor de R$ 191.762,28”. Segundo a empresa, trata-se de um erro de faturamento, pois mesmo que fossem considerados 16 m³, o valor correto seria R$ 148,04.

“Ressaltamos que a própria Sabesp reconheceu o equívoco e já providenciou a correção da conta do cliente. Reiteramos que o compromisso da Laager é realizar e repassar as leituras com clareza e transparência. Sempre que algum morador nos procura, enviamos as informações de consumo de forma precisa e detalhada”, complementou a companhia.

Post: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2025/06/02/moradores-se-assustam-ao-receberem-contas-de-agua-de-ate-r190-mil-no-litoral-de-sp.ghtml

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