Não é estranho repudiar um comportamento e, três minutos depois, irmos lá e fazermos exatamente a mesma coisa?
Eu poderia achar isso um absurdo, se não soubesse que estamos repetindo esse ciclo há gerações, imitando comportamentos dos nossos pais ou daquelas pessoas que tanto criticamos.
Mas ok, ainda assim, me incomoda um pouco perceber que, quando junta um punhado de síndicos, nos tornamos condôminos. Da pior categoria. Aqueles que têm muito a dizer, sabe.
Como gestores calejados, que há anos tentam conter, conscientizar e educar seus clientes, já deveríamos ter aprendido que alguns caminhos simplesmente não se tomam. Mas experimente criar um grupo de WhatsApp com síndicos para decidir algo: em cinco minutos, já está bombando de perguntas, apontamentos e os clássicos questionamentos usando a famosa técnica das muitas interrogações, sabe???? Qual a necessidade de tantas interrogações para se dirigir a um síndico que está apenas tentando liderar????? É porque são muitos síndicos e todos precisam protagonizar alguma liderança????? Talvez nunca saberemos.
O que sabemos é que aquele síndico mais sapequinha que sacar essa dinâmica sai na frente quando o assunto é organização e imagem no mercado.
Outro dia, estava numa mesa de bar (estranho, eu sei, eu devia estar de passagem) e, claro, veio a clássica confusão na hora de pagar a conta. Tínhamos o que bebeu pouco, o que não pediu petisco, o vegetariano e por aí vai… (iguais aos nossos condôminos). Poderíamos passar horas debatendo a melhor forma de resolver a situação e ir embora logo (iguais às nossas assembleias), mas um ser iluminado tomou a frente e pediu para os que pagariam menos quitarem sua parte primeiro, deixando o restante para dividir igual entre os demais.
Parece óbvio, né? Mas acredite, isso quase nunca é sugerido numa mesa de bar.
Que tenhamos mais condôminos dispostos a ratear com a coletividade, menos condôminos e síndicos com a necessidade urgentíssima de acrescentar algo na fala de alguém e mais presidentes da mesa que conseguem ser o capitão da mesa de bar na hora de pagar a conta e resolver de forma facilitada e leve para todo mundo ficar feliz e sem ressaca.
Amém?
Otávio Lourenço é Formado em Administração de Empresas e Pós em Liderança e Gestão de Pessoas, é especialista em Relacionamento e Comunicação, atuando há 13 anos como síndico profissional – implantou mais de 500 condomínios neste período. Trabalha, atualmente, na empresa Advanced Síndicos.