Dia do zelador pela atenção a quem zela pelo empreendimento
Em 11 de fevereiro comemoramos o dia do zelador. Esse profissional essencial para todo tipo de condomínio. Do pequeno ao condomínio-clube, o zelador está sempre ali, alguém em quem o síndico e os moradores podem contar.
“Nós somos quem acompanha não apenas o histórico do prédio, sabemos onde foi feita manutenção. A gente também vê as pessoas crescendo ali, os filhos. Eu acho muito bonito”, aponta o zelador que trabalha em um residencial em São Paulo, Francisco de Assis Oliveira, que trabalha há 12 anos no mesmo condomínio.
O que faz o zelador?
De acordo com o Código Brasileiro de Ocupações, o zelador de edifícios (código 5141-20) conta com diversas atribuições.
Entre elas: atendimento aos moradores, recebimento de correspondências e mercadorias, manutenção da ordem e limpeza das áreas comuns, manutenções básicas e pequenos reparos.
“Em algumas situações, ele pode auxiliar na portaria, na limpeza, cobrir o horário de almoço de outros funcionários e até mesmo realizar pequenos reparos. No entanto, é preciso ter cautela para evitar sobrecarga de trabalho e possíveis passivos trabalhistas no que tange esses pequenos reparos”, explica Karine Prisco, síndica profissional.
O zelador pode fazer tudo isso – e faz, de fato, muita coisa. E, de uns tempos para cá, ele tem encontrado novas formas de apoiar a gestão do condomínio. Larissa Lacerda, síndica profissional, destaca como o zelador é fundamental para a sua gestão.
“É o zelador quem fica todos os dias nos condomínios, acompanhando o que é necessário ser feito, os comentários dos moradores, recebendo prestadores de serviço. É essencial que a gente tenha uma boa relação”, aponta Lacerda.
Outro ponto destacado por ela é a questão das imagens que os zeladores enviam para ela dos condomínios.
“Sempre peço que eles me mandem foto de antes e depois do condomínio, para fazer os comunicados. Também sempre agradeço e ressalto essa colaboração. Eles ficam felizes”, conta ela.
Vale dizer que esse zelador “faz-tudo” está cada vez mais em desuso.
“Antigamente eu via que o zelador era mais isso, um “faz-tudo” mesmo. Hoje se costuma terceirizar serviços que eram feitos pelo profissional, como pinturas simples”, pesa o síndico profissional Francisco J. Santos.
Vale ressaltar que Santos sabe bem o que fala: passou por diversos postos em condomínios – inclusive a zeladoria – antes de se tornar síndico profissional e tem uma visão bastante apurada dos profissionais com quem trabalha, justamente por conta da sua experiência na área.
“No meu caso, prefiro uma abordagem mais conservadora em relação aos reparos que exigem conhecimentos técnicos específicos, contratando profissionais especializados para essas tarefas. Acredito que essa prática garante maior segurança jurídica para o condomínio”, aponta a síndica profissional Karine Prisco.
Engajando os zeladores
“Para o síndico profissional, poder contar com o zelador como um parceiro faz toda a diferença. E, para isso, é essencial que ele esteja engajado com a gestão do condomínio”, explica Taula Armentano, síndica profissional.
E, para engajar os zeladores, nada melhor do que saber o que eles querem, não é mesmo?
Para Nadir Barbosa, que atua há mais de 30 anos na área de zeladoria em condomínios, o principal é se sentir respeitado e estar sempre se especializando.
“Gosto muito da parte de manutenção e de elétrica, e estou finalizando mais um curso nessa área”, conta ele.
Já Francisco de Assis Oliveira diz que se sente melhor quando chega ao local de trabalho e está tudo em ordem.
“O melhor presente é estar tudo em dia, responder bem aos moradores e, claro, receber o reconhecimento pelo meu trabalho. Também gosto que no meu trabalho não tem um dia igual ao outro. Tudo muda, sempre”, aponta.
E para realmente haver engajamento, uma boa comunicação entre o síndico e o zelador é indispensável.
“Mantenho um diálogo aberto e transparente, com feedbacks construtivos, ouvindo suas sugestões e esclarecendo dúvidas”, exemplifica Karine Prisco.
E como a comunicação é um fenômeno de mão-dupla, o zelador também deve fazer a sua parte.
“O zelador é o olho do síndico quando ele não está por aqui. Então, se acontece algo diferente, seja uma manutenção, uma reclamação ou uma visita, eu já mando uma mensagem no whatsapp na hora para informar”, conta Francisco Oliveira.
Boas práticas de eventos para zeladores
O maior evento para zeladores do país acontece sempre no mês de dezembro, e é um oferecimento da administradora Guarida a esses profissionais.
Ano passado, a administradora reuniu 650 zeladores em Capão da Canoa, Rio Grande do Sul, para um dia cheio de atividades. Esse ano, a festa chega a sua 15 edição.
“Nada melhor do que estar presencialmente agradecendo a cada um, demonstrando todo o reconhecimento da empresa pelo seu trabalho, por suas entregas diárias aos condomínios”, aponta Augusto Roesler, gerente da Agência Guarida de Capão da Canoa.
Larissa Lacerda, síndica profissional, também fez um evento no fim do ano passado para os zeladores dos condomínios onde trabalha.
“Fomos a uma churrascaria, eles ficaram bem à vontade, conheceram uns aos outros. Sorteamos pix, brindes que empresas como a Eletromidia mandaram. Foi muito gostoso e isso também ajuda a engajar o colaborador”, ressalta ela.
Do evento grande ao pequeno, àqueles que apostam em um bolinho e um parabéns discreto pelo dia do zelador, o mais importante é transparecer, todos os dias, a importância deste profissional no condomínio.
“O que o zelador mais quer é um salário digno e a valorização do seu trabalho. Ter a sua profissão respeitada, quando você é uma pessoa simples, é crucial”, assinala Paulo Ferrari, presidente do Sindicato dos trabalhadores em edifícios e condomínios de São Paulo (Sindifícios).
Comemorando o dia do zelador
Nem o Sindifícios comemora a data de hoje. Na cidade de São Paulo, dia 12 de fevereiro é considerado (ainda que não oficialmente) o dia “oficial” de categorias que não contam com data própria.
Por isso, todas as profissões atendidas pelo sindicato comemoram no dia 12 de fevereiro.
Se você optou por não fazer uma grande comemoração para o seu zelador, não tem problema. Uma lembrança e um comunicado nas telas dos elevadores, ressaltando a importância do seu trabalho todos os dias, e lembrando a data para os moradores, com certeza já deixará o colaborador contente.
Fontes: Larissa Lacerda, síndica profissional, Taula Armentano, síndica profissional, Francisco J. Santos, síndico profissional, Karine Prisco, síndica profissional, Paulo Ferrari, presidente do Sindicato dos trabalhadores em edifícios e condomínios de São Paulo (Sindifícios), Nadir Barbosa, zelador, Francisco Assis Oliveira, zelador, administradora Guarida,