Dia das Crianças: o condomínio como morada de uma infância feliz

Rafaela Capitão

Em outubro, celebramos o Dia das Crianças. Elas que são responsáveis por dar vida às áreas de lazer do condomínio e que felicitam a comunidade com a sua alegria e essência genuína. Preservar a segurança, a saúde e a vida das crianças e jovens é um dever de todos. Conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), “são deveres dos pais e responsáveis, dos educadores, do Estado e da sociedade como um todo zelar para que todas as crianças e adolescentes brasileiros tenham seus direitos fundamentais resguardados”. Para zelar pela integridade das crianças e adolescentes na comunidade condominial, algumas medidas de cuidado e prevenção são essenciais.

A saúde também está relacionada com diversão. Logo, investir nas áreas de lazer, como o Espaço Kids, incentiva o bem-estar e a integração das crianças no condomínio. Para garantir a segurança, é importante que menores de 18 anos estejam sempre acompanhados de seus responsáveis. Em playgrounds, é recomendado que seja informada a classificação indicativa da faixa etária de cada brinquedo, para evitar possíveis acidentes. Importante citar que, ao longo da vida útil dos equipamentos, devem ser realizadas inspeções feitas por profissionais habilitados, com o objetivo de verificar se tudo está em perfeitas condições de uso. A inspeção é responsável por indicar se será necessária alguma manutenção ou troca dos aparelhos, e sua frequência varia conforme o tipo do equipamento e particularidades da edificação.

Piscinas

Um minuto de descuido pode ser fatal. É imprescindível que a criança nunca esteja desacompanhada na piscina. O adulto responsável deve estar presente e atento. Nos momentos de diversão, deixe de lado os aparelhos eletrônicos e mergulhe na brincadeira com os pequenos. Desta forma, além de evitar descuidos, você desfrutará de um tempo de qualidade com as crianças.

Controle do fluxo de pessoas

O processo de cadastro de visitantes, geralmente, demora menos do que cinco minutos. É um procedimento rápido e simples que garante o controle de acesso ao condomínio. Monitorar o fluxo de pessoas é fundamental, principalmente em dias de comemorações especiais. Se você for realizar uma festa de aniversário ou um evento especial para a criançada, priorize a segurança: avise os convidados sobre a importância do trabalho da portaria – seja ela humana ou remota. Se possível, informe ao síndico ou à zeladoria o número de pessoas convidadas. Desta forma, você garantirá a segurança dos seus visitantes e de toda comunidade condominial.

Cuidar das crianças da nossa comunidade é preservar o presente e zelar pelo futuro. Cada condomínio, independente do porte, deve ser um lar seguro. É responsabilidade de todos, como cidadãos, garantir que o condomínio seja a morada de uma infância repleta de momentos especiais.

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados

Newsletter

Fique por dentro de tudo que é importante sobre o mercado condominial!